Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Tribunal egípcio anula cartão de identidade religiosa

Numa decisão sem precedentes, um tribunal egípcio ordenou ao Ministério do Interior a devolução formal da identidade cristã a uma cristã copta que se convertera ao islamismo onze anos antes, e depois voltou à sua fé cristã.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Uma corte administrativa do Cairo resolveu um impasse de seis meses com as autoridades de segurança do Estado, no dia 13 de abril, determinando que o cartão de identidade de Mira Makram Gobran Hanna lhe fosse devolvido, como determina a lei egípcia.

Mira, de 30 anos, assinou os documentos no dia 29 de março de 1993 para converter-se ao islamismo, recebendo o nome de Aya Makram Gobran. Mas treze meses depois, ela conseguiu a aprovação do conselho eclesiástico para retornar à Igreja Ortodoxa Copta.

Uma certidão da igreja datada de 29 de abril de 1994, e aprovada pela Diretoria de Segurança do Estado no Cairo confirmou a mudança do seu estado religioso, de acordo com os estatutos prescritos na Lei n.º 143, Artigo 47/2. Foi então emitido um novo cartão de identidade identificando-a como uma cristã com o nome de Mira Makram Gobran Hanna.

Mas, no dia 27 de outubro do ano passado, Mira foi convocada pelo Gabinete de Registros Civis do Cairo, onde a polícia de segurança confiscou à força seu cartão nacional de identidade. De acordo com uma lista de computador emitida pelo gabinete, o cartão de identidade de Mira reemitido constava na lista como inválido por questões de segurança.

Numa queixa formal ao Ministro do Interior protocolado em 2 de dezembro, Mira solicitou que o cartão de identidade cristã lhe fosse devolvido. Após esperar em vão seis semanas por uma resposta, Mira abriu um processo legal administrativo, no dia 13 de janeiro, contra o primeiro ministro e presidente do Gabinete de Registros Civis, exigindo seu direito legal de obter um cartão nacional de identidade válido.

De acordo com a Lei n.º 143, todos os cidadãos egípcios a partir dos 16 anos de idade são obrigados a portar o cartão nacional de identidade o tempo todo. Os artigos 40 e 46 da Constituição egípcia também garantem igualdade a todos os cidadãos, junto com a liberdade de crença e práticas religiosas.

A sentença do mês passado sobre o caso de Mira, número 8464, foi proferida pelo juiz Farouk Abdel Kader, junto com um grupo de mais dois juízes e o promotor do Estado, Essam el-Din Abdo.

De acordo com Nagib Gibrael, advogado de Mira, o veredicto da corte administrativa sustenta o princípio da liberdade de crença contido na Constituição egípcia. Este veredicto indica a confiabilidade dos tribunais egípcios, disse Gibrael à Portas Abertas.

O veredicto parece anular a interpretação do governo egípcio, há muito existente, da lei islâmica, segundo a qual os muçulmanos são proibidos de deixar sua religião e se converterem à outra fé. Estudiosos islâmicos moderados afirmam que somente os ex-muçulmanos que falam contra a fé islâmica podem ser julgados como apóstatas.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2004/05/noticia961/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Julio Ribeiro
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Yossef Akiva
Pastor Abílio Santana
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Gilmar Santos
Pastor Samuel Mariano
Pastor Aluizio Silva
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Adão Santos
Apóstolo César Augusto
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Billy Graham
Bispo Rodovalho
Pastor Lucinho
Bispa Ingrid Duque
Pastor Samuel Camara
Pastor Marco Feliciano
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Elson de Assis
Pastor Geziel Gomes
Pastor Oseias Gomes
Missionário David Miranda
Pastor Jorge Linhares
Pastor Claudio Duarte
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Bispa Sonia Hernandes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo Estevam Hernandes
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastora Helena Tannure
Pastor Márcio Valadão
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Carvalho Junior
Pastor Benny Hinn
Missionário RR Soares

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Davi Sacer
Cantora Karen Martins
Ministério Diante do Trono
Cantora Bruna Karla
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Fernanda Brum
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Nivea Soares
Ministério Renascer Praise
Cantora Alda Célia
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lea Mendonça
Voz da Verdade
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Cassiane
Cantor Fernandinho
Cantora Rose Nascimento
Cantor André Valadão
Banda Oficina G3
Cantora Aline Barros
Cantora Mara Lima
Cantora Lauriete
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Regis Danese
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Damares