Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Sociólogo afirma que sociedades menos religiosas vivem melhor

Sociedades menos religiosas da Terra tendem, hoje, a ser mais saudáveis, mais morais, mais igualitárias e mais livres, e as nações mais religiosas tendem a ser mais corruptas, pobres, dominadas pelo crime e caóticas.

A constatação é do sociólogo Phil Zuckerman, professor do Pitzer College, em Claremont, no sul da Califórnia, que morou 14 meses na Escandinávia, em 2005 e 2006, e entrevistou, em profundidade, 149 dinamarqueses e suecos de todas as classes sociais.

Zuckerman tinha por objetivo descobrir como esses dois países – Dinamarca e Suécia, aquele no topo de pesquisas internacionais que se referem à felicidade – considerados os menos religiosos do mundo, têm os mais altos índices de qualidade de vida, com economias fortes, baixas taxas de criminalidade, alto padrão de vida e igualdade social.

O resultado da pesquisa foi apresentado em livro, recém lançado, “Society without God – What the Least Religious Nations can tell us about Contentment (Sociedades sem Deus – O que as nações menos religiosas podem nos dizer a respeito da satisfação).

“Eu quis mostrar aos meus conterrâneos norte-americanos que é possível que uma sociedade seja relativamente irreligiosa e, ainda assim, forte, saudável, moral e próspera”, explicou Zuckerman em entrevista exclusiva ao Instituto Humanitas (IHU), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

O sociólogo entende que a Dinamarca e a Suécia “provam que é possível que as sociedades sejam relativamente não-religiosas e ainda assim muito honestas e boas. Zuckerman lembrou que para a maioria dos norte-americanos qualquer sociedade que deixa de louvar a Deus ou de colocá-lo no centro de sua cultura será condenada.

Poucos dinamarqueses e suecos, embora dizem crer em Deus, oram a Deus ou acreditam que o Deus literal da Bíblia é real. Eles apresentam os menores índices de crença na vida após a morte, na ressurreição de Jesus, no céu e no inferno, e têm os menores índices de participação semanal na igreja. “Dinamarqueses e suecos são, de fato, muito seculares”, enfatizou o sociólogo ao IHU.

Os valores humanos numa sociedade irreligiosa como a da Escandinávia estão baseados na vida humana. “Os dinamarqueses e suecos têm um respeito muito forte pela dignidade humana”, afirmou o professor do Pitzer College. E acrescentou:

“Eles criaram sociedades com as menores taxas de pobreza do mundo, as menores taxas de crimes violentos do mundo e o melhor sistema de educação e saúde do mundo. Eles fizeram isso não como uma tentativa de agradar ou de alcançar Deus, mas porque vêem um valor manifesto na vida humana”, disse, destacando que “não é necessário acreditar em Deus para acreditar na justiça”.

Os dinamarqueses e suecos contam apenas com o seu próprio esforço, não com as orações a Deus, assinalou o sociólogo. Zuckerman frisou que não existe país sem problemas. Problemas existem na Dinamarca e na Suécia. Independente de quais seja esses problemas “diria que eles comumente são piores em qualquer outro lugar”.

Zuckerman destacou que não quer, com isso, propor uma sociedade ateísta. “Eu acho que a religião pode ser uma coisa boa e moral. Eu acho que a religião oferece histórias e rituais maravilhosos, que os líderes religiosos ajudam as pessoas durante tempos difíceis ou nos ritos de passagem e que a religião, como qualquer criação humana, pode, às vezes, ser uma força potencial do bem no mundo”, arrolou.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/sociologo-afirma-que-sociedades-menos-religiosas-vivem-melhor.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastora Helena Tannure
Pastor Gilmar Santos
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Julio Ribeiro
Pastora Joyce Meyer
Pastor Billy Graham
Pastor Josué Gonçalves
Bispo Rodovalho
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Abílio Santana
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Adão Santos
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Elson de Assis
Apóstolo Estevam Hernandes
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Oseias Gomes
Pastor Geziel Gomes
Bispa Sonia Hernandes
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Samuel Mariano
Pastor Samuel Camara
Pastor Marco Feliciano
Bispa Ingrid Duque
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Jorge Linhares
Missionário RR Soares
Pastor Carvalho Junior
Pastor Benny Hinn
Missionário David Miranda
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Márcio Valadão
Pastor Lucinho
Pastor Claudio Duarte
Apóstolo César Augusto
Apóstolo Valdemiro Santiago

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Davi Sacer
Cantora Lauriete
Cantora Bruna Karla
Cantora Aline Barros
Cantora Mara Lima
Cantora Karen Martins
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Elaine de Jesus
Cantor André Valadão
Voz da Verdade
Cantora Alda Célia
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Cassiane
Ministério Renascer Praise
Cantora Damares
Cantora Fernanda Brum
Banda Oficina G3
Cantora Rose Nascimento
Cantora Nivea Soares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Lea Mendonça
Ministério Diante do Trono
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Andrea Fontes
Cantor Fernandinho
Cantor Regis Danese