Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Protestantes comemoram aniversário de liberdade religiosa

Há 477 anos, no dia 23 de julho de 1532, foi assinado o acordo conhecido como Nürnberger Anstand (Paz de Nurembergue). Ele garantia liberdade de religião aos evangélicos que colaborassem na guerra contra os turcos. Mesmo com a Reforma Protestante, por Martinho Lutero (foto), em 1517, a igreja evangélica só foi reconhecida oficialmente, 15 anos depois.

Após a fixação das teses da Reforma Protestante, em 31 de outubro de 1517, por Martinho Lutero, ainda demorou muito para que a nova religião se impusesse na Alemanha e obtivesse o reconhecimento da Igreja Católica. Em 30 de maio de 1518, Lutero enviou suas teses ao papa Leão 10º, pois estava convicto de que o Sumo Pontífice iria apoiá-lo.

A 3 de janeiro de 1521, Lutero foi oficialmente excomungado da Igreja Católica (Édito de Worms). Numa época em que Estado e Igreja eram fortemente aliados, não tardou para que Lutero e seus seguidores tivessem também os direitos civis cassados, o que acabou acontecendo em 26 de maio de 1521.

Lutero exilou-se, secretamente, no Castelo de Wartburg, com o apoio de Frederico, o Sábio, príncipe-eleitor da Saxônia. No exílio, Lutero trabalhou no seu maior legado: em dois meses traduziu a Bíblia para o alemão. Em 1518, o reformador havia conhecido aquele que seria seu braço direito no processo da Reforma: o estudioso alemão Philipp Melanchthon.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Carlos 5º, rei da Espanha e imperador do Sacro Império Romano da Nação Germânica a partir de 1530, ordenou aos teólogos católicos a elaboração de uma refutação da confissão dos evangélicos. Esta refutação foi apresentada à Dieta de Augsburg no dia 3 de agosto. Ela exigia apenas a submissão dos evangélicos à autoridade da Igreja Romana. Mais do que nunca, tornou-se evidente que as diferenças entre as duas igrejas eram profundas e inconciliáveis.

Ainda em Augsburg, Melanchthon redigiu uma apologia à Confissão. Carlos 5º não a aceitou, por achar que os protestantes deveriam capitular. A Dieta lhes concedeu o prazo até 15 de abril de 1531 para voltarem ao seio da igreja romana e exigiu rigoroso cumprimento do Édito de Worms.

Necessidade de aliança militar

Embora desaconselhada por Lutero, foi constituída em fevereiro de 1531 uma poderosa agremiação política dos príncipes luteranos, denominada Liga de Esmalcalde (em referência à cidade na Turíngia, leste alemão). Porém, em vista do perigo representado pelo Exército turco às portas do império, em Viena, o imperador dependia da ajuda militar dos príncipes protestantes.

A liberdade religiosa aos protestantes foi tolerada com a assinatura da Paz de Nurembergue, em 23 de julho de 1532. Essa tolerância seria dada até a realização de um concílio da Igreja. O papa Paulo 3º, no entanto, empenhou-se com todos os meios para evitar que este concílio se realizasse em território germânico. O Concílio de Mântua, convocado por Paulo 3º, em 1537, para “exterminar a peste luterana”, como ele próprio se expressou, acabou não acontecendo.

Como os nobres protestantes estivessem convictos de que o encontro não seria livre, negaram-se a participar do Concílio de Trento (1545 – 1563), que desencadeou a contra-reforma, no pontificado de Paulo 3º.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/protestantes-comemoram-aniversario-de-liberdade-religiosa.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Missionário RR Soares
Pastor Jorge Linhares
Bispa Lucia Rodovalho
Pastora Joyce Meyer
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Aluizio Silva
Pastor Lucinho
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Márcio Valadão
Pastor Carvalho Junior
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Adão Santos
Pastor Elson de Assis
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Benny Hinn
Missionário David Miranda
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo César Augusto
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Oseias Gomes
Pastor Samuel Camara
Pastor Hidekazu Takayama
Bispo Rodovalho
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Billy Graham
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Ingrid Duque
Pastor Yossef Akiva
Pastor Geziel Gomes
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastora Helena Tannure
Pastor Abílio Santana
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Agenor Duque
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Samuel Mariano
Pastor Claudio Duarte

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Nivea Soares
Cantora Karen Martins
Cantora Lauriete
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Bruna Karla
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Rose Nascimento
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor André Valadão
Cantor Irmão Lázaro
Ministério Renascer Praise
Cantora Alda Célia
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Mara Lima
Cantora Ana Paula Valadão
Voz da Verdade
Cantora Andrea Fontes
Cantora Damares
Cantora Lea Mendonça
Cantor Fernandinho
Banda Oficina G3
Cantor Davi Sacer
Cantora Aline Barros
Cantor Regis Danese
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Cassiane
Ministério Diante do Trono