Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

MEC vai mudar critério para que instituições recebam isenção por bolsas do Prouni

O MEC (Ministério da Educação) vai mudar as regras do Prouni (Programa Universidade para Todos) sobre a concessão de isenção fiscal às instituições participantes. A ideia é que o benefício recebido pelo estabelecimento de ensino seja proporcional ao número de bolsas preenchidas e não ao total ofertado, como ocorre hoje. A pasta ainda estuda o mecanismo mais efetivo para que a mudança seja efetivada.

Atualmente, pela lei que criou o programa, as faculdades recebem a isenção fiscal em troca da oferta de bolsas, independentemente de elas terem sido ocupadas ou não. O problema já foi apontado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que calcula um total de R$ 104 milhões de isenções fiscais concedidas indevidamente via Prouni. Neste semestre, apesar do número recorde de inscritos, 4% das bolsas ficaram ociosas na primeira rodada de inscrições.

Além do problema no preenchimento das bolsas, o MEC vai investigar o caso de estudantes da Universidade Paranaense (Unipar) que não são de baixa renda, mas estudam na instituição com bolsa do Prouni, como mostrou reportagem veiculada ontem (1º) na imprensa. Para receber bolsa integral, o estudante deve ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. No caso do benefício parcial, o limite chega a três salários mínimos por membro da família. Outro pré-requisito é ter cursado todo o ensino médio em escola pública.

O problema não é novo e os primeiros casos foram denunciados em 2009 também pelo TCU.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

O MEC passou a cruzar os dados dos bolsistas com informações da Renavam (Receita Federal e do Registro Nacional de Veículo Automotores) para detectar as irregularidades. Desde então, foram canceladas 4.253 bolsas e 15 instituições foram desvinculadas do programa.

É de responsabilidade das instituições de ensino verificar a veracidade dessas informações e fiscalizar a situação dos alunos. O secretário de Ensino Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, admite que existe a possibilidade de o candidato fraudar essas informações, mas avalia que as faculdades têm feito esse trabalho “com muito zelo”.

“Esses mecanismos estão sendo aprimorados, estamos em contato permanente com a CGU [Controladoria-Geral da União] e a Receita Federal. Existe efetivamente uma ação dentro do que existe de melhor em tecnologia de informação para fazer os cruzamentos”, afirma.

Se for comprovado que a instituição foi negligente ou favoreceu algum aluno que não se encaixa no perfil do programa, ela fica proibida de participar do programa e pode sofrer outras sanções no processo de regulação do MEC. No caso de alunos que tenham fraudado informações para receber o benefício, além da perda da bolsa, eles podem responder judicialmente pelo crime de falsidade ideológica.

Costa pede que a comunidade acadêmica – alunos, professores e gestores – também faça o controle social das bolsas do programa. As denúncia de recebimento indevido do benefício devem ser encaminhadas ao MEC. “Estamos sempre abertos e é importante que a gente receba esse tipo de denúncia. Sempre verificamos e as denúncias nunca são negligenciadas”, afirma.

 

Fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2011/05/02/mec-vai-mudar-criterio-para-que-instituicoes-recebam-isencao-por-bolsas-do-prouni.jhtm


Tags: mec, bolsa
Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Aluizio Silva
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Samuel Camara
Pastor Claudio Duarte
Pastor Gilmar Santos
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Yossef Akiva
Missionário David Miranda
Pastor Márcio Valadão
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Oseias Gomes
Pastora Helena Tannure
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo Agenor Duque
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Adão Santos
Pastor Samuel Mariano
Pastora Joyce Meyer
Pastor Billy Graham
Pastor Josué Gonçalves
Missionário RR Soares
Pastor Elson de Assis
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispo Rodovalho
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Ferreira
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo César Augusto
Pastor Geziel Gomes
Bispa Ingrid Duque
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Marco Feliciano
Pastor Lucinho
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Benny Hinn
Pastor Carvalho Junior
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Estevam Hernandes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Mara Lima
Cantora Bruna Karla
Cantora Aline Barros
Cantora Karen Martins
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lauriete
Cantor Davi Sacer
Cantor Fernandinho
Cantora Alda Célia
Cantora Rose Nascimento
Cantora Fernanda Brum
Ministério Diante do Trono
Banda Oficina G3
Cantor Regis Danese
Cantora Ana Paula Valadão
Voz da Verdade
Cantora Lea Mendonça
Cantora Nivea Soares
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Damares
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor André Valadão
Cantora Elaine de Jesus
Ministério Renascer Praise
Cantora Cassiane
Cantor Mattos Nascimento