Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Jornalista de agência cristã é deportado

O governo uzbeque deportou oficialmente o correspondente de um grupo de monitoração da perseguição, com sede na Noruega, depois de mantê-lo desde o dia 11 de agosto, de acordo com o que foi noticiado no dia 14.

Igor Rotar, correspondente do Forum 18 na Ásia Central, foi detido na manhã do dia 11 de agosto sob as instruções da polícia secreta do Serviço de Segurança Nacional "por razões políticas dos níveis mais altos".

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

O Forum 18, que monitora a perseguição religiosa em estados comunistas e ex-soviéticos, tem, em numerosas ocasiões, relatado a perseguição religiosa dentro de países do Leste Europeu, incluindo o Uzbequistão, Cazaquistão, Sérvia, Belarus, Geórgia e Azerbaijão. Igor, em particular, tem sido notado por sua reportagem consistentemente informada sobre a situação da liberdade religiosa no Uzbequistão.

"Inicialmente a intenção uzbeque era tentar e forçar Igor a comprar seu próprio bilhete de deportação e afirmar que ele não foi deportado, mas suas fortes objeções morais a essa tática resultou em sua deportação oficial", relatou o Forum 18. "A detenção injustificada do Uzbequistão e a deportação formal de um repórter de liberdade religiosa amplamente respeitado, ao lado da contínua opressão à mídia independente, levanta sérias questões sobre a liberdade de religião, liberdade de imprensa, liberdade de defender os direitos humanos e a segurança dos jornalistas realizando seu trabalho legítimo".

De acordo com o grupo de alerta, a "detenção injustificada" de Igor e a subseqüente "deportação formal" do Uzbequistão atraiu fortes manifestações de apoio e a preocupação de uma ampla escala de indivíduos, organizações de direitos humanos, ministérios estrangeiros e outras organizações internacionais em todo o mundo. Dentre os grupos que fizeram esforços para auxiliar Igor e o Forum 18 estavam: Amnesty International (Anistia Internacional), Christian Solidarity Worldwide (Solidariedade Cristã Internacional), Human Rights First (Direitos Humanos Primeiro), Human Rights Watch (Vigia dos Direitos Humanos), International Helsinki Federation (Federação Helsinki Internacional), International Religious Freedom Watch (Vigia de Liberdade Religiosa Internacional), International Religious Liberty Association (Associação de Liberdade Religiosa Internacional), Organization for Security and Co-operation in Europe (Organização pela Segurança e Cooperação na Europa) e diversos ministérios estrangeiros no nível de novas organizações estrangeiras em todo o mundo.

"Forum 18 e Igor Rotar gostariam de dizer 'muito obrigado' a todos os que ajudaram, por suas orações e ações práticas, a pôr um fim a essa detenção totalmente injustificada", o grupo afirmou. "Somos extremamente gratos a todos vocês pela sua excelente ajuda".

Apesar da liberação de Igor, o Forum 18 disse que ainda havia motivos para uma profunda preocupação com a liberdade religiosa do estado e outros acordos internacionais de direitos humanos no Uzbequistão.

No começo da semana, a Comissão dos EUA de Liberdade Religiosa Internacional (USCIRF) pediu à Secretaria do Estado para designar o Uzbequistão como um país de preocupação particular, ou CPC, pelas violações severas, sistemáticas e contínuas da liberdade de religião ou credo realizada pelo governo deles".

A Comissão afirmou que o governo do Uzbequistão impôs restrições à prática religiosa para continuar a oprimir duramente indivíduos e grupos que agirem fora da rigidez do governo.

De acordo com a USCIRF, o Uzbequistão tem uma lei altamente restritiva quanto à religião que limita muito a capacidade das comunidades religiosas de funcionarem, deixando mais de 100 comunidades religiosas de várias denominações atualmente com o registro negado. De acordo com o relatado, toda a atividade protestante na região autônoma do Karakalpaquistão está agora banida e diversos protestantes enfrentam acusações criminais por suas atividades religiosas.

Baseado no critério do Ato de Liberdade Religiosa Internacional, o presidente da Comissão, Michael Cromartie, disse que o Uzbequistão merece a designação de CPC "sem dúvida".

A Comissão de Liberdade Religiosa (RLC) do World Evangelical Alliance (WEA - Aliança Evangélica Mundial) também emitiu um relatório, em julho, sobre a intensa repressão à religião do governo do Uzbequistão, afirmando que "enquanto o governo do Uzbequistão é 'democrático', ele continua a usar a corrupção e a repressão do estilo soviético para apoiar suas elites e manter-se no poder".

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2005/08/noticia1998/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Carvalho Junior
Pastora Helena Tannure
Apóstolo Valdemiro Santiago
Missionário David Miranda
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Gilmar Santos
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Samuel Camara
Pastor Abílio Santana
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Lucinho
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Yossef Akiva
Pastor Claudio Duarte
Bispo Rodovalho
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Geziel Gomes
Bispa Ingrid Duque
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastora Joyce Meyer
Pastor Aluizio Silva
Pastor Samuel Mariano
Pastor Márcio Valadão
Pastor Oseias Gomes
Missionário RR Soares
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Billy Graham
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Benny Hinn
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Adão Santos
Pastor Elson de Assis
Apóstolo César Augusto
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Jorge Linhares
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo Agenor Duque
Pastor José Wellington Bezerra da Costa

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Karen Martins
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor André Valadão
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Regis Danese
Cantora Mara Lima
Cantora Lea Mendonça
Cantora Nivea Soares
Cantor Davi Sacer
Cantora Lauriete
Cantora Ana Paula Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantor Fernandinho
Cantora Aline Barros
Voz da Verdade
Cantor Mattos Nascimento
Ministério Diante do Trono
Cantora Cassiane
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Rose Nascimento
Cantora Alda Célia
Cantora Fernanda Brum
Cantora Bruna Karla
Cantora Andrea Fontes
Banda Oficina G3
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Damares