Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Florestas do Brasil estão abandonadas

Relatório revela que, com exceção da Amazônia, os demais cinco biomas não têm áreas protegidas para garantir a biodiversidade.


BRASÍLIA – As florestas brasileiras – não importa se federais, estaduais ou municipais – estão desamparadas. Faltam proteção, demarcação e infra-estrutura mínima que permita uma fiscalização efetiva para evitar invasões, organizar pesquisas científicas e possibilitar visitas seguras. O diagnóstico catastrófico é do próprio Ministério do Meio Ambiente (MMA). Relatório elaborado ao longo de dois anos sob a coordenação do Departamento de Áreas Protegidas – concluído em dezembro e não divulgado – faz uma revelação preocupante: “O total de área protegida por bioma é insuficiente para a conservação da biodiversidade”. Resoluções do 4º Congresso Internacional de Áreas Protegidas, assinadas pelo Brasil em 1992 no encontro da Venezuela, estabeleceram que, no mínimo, 10% de cada bioma deve ser integralmente protegido para que haja a preservação das nascentes de água, reprodução de plantas e animais, além da estabilidade do clima.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Dirigido pela Secretaria de Florestas do MMA, o trabalho cita o caso do Pantanal brasileiro, bioma que hoje abrange 250 mil quilômetros quadrados espalhados pelos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que tem apenas 2% da sua área ideal definida como unidade de conservação. Dados oficiais mostram que a situação não é diferente nos outros cinco biomas. Com exceção da Amazônia, que tem 20% do seu território preservado (apesar de definir apenas 7,76% como unidades de proteção integral), os demais biomas estão com índice abaixo das recomendações internacionais. Da caatinga, só restam 0,32% e do pampa gaúcho, 2,59%. O cerrado manteve 5%. Apenas 7% do que resta da mata atlântica original (1,3 milhão de km² ), ficaram preservados.


O diagnóstico é resultado do trabalho sobre a sustentabilidade financeira do Sistema Nacional de Unidade de Conservação (Snuc). Compõem o relatório outros dois capítulos que tratam sobre o monitoramento da biodiversidade e a gestão participativa das Unidades de Conservação/UCs. Os estudos foram determinados pelo Fórum Nacional de Áreas Protegidas e o resultado foi chancelado por gente, importante como a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva e o então presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação (ICMBio), João Paulo Capobianco.


Chamado de Pilares para o plano de sustentabilidade financeira para o SNUC, o documento também é assinado pelo novo presidente do instituto, Rômulo Mello, que ocupava o cargo de diretor de Conservação da Biodiversidade da entidade quando o trabalho foi feito. A direção do Chico Mendes, encarregada de cuidar das UCs, não se manifestou sobre o diagnóstico e transferiu a responsabilidade pelo documento para o Ministério do Meio Ambiente.


Realizado com a participação de uma equipe com mais de 20 profissionais do setor, o relatório teve colaboração técnica de professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, Universidade de São Paulo (USP) e grandes organizações não-governamentais ambientalistas internacionais.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/florestas-do-brasil-estao-abandonadas.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Elson de Assis
Pastor Oseias Gomes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Lucinho
Pastor Samuel Camara
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo César Augusto
Pastor Billy Graham
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Samuel Mariano
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispo Rodovalho
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Ferreira
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Aluizio Silva
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Marco Feliciano
Missionário RR Soares
Pastor Carvalho Junior
Pastor Abílio Santana
Pastor Claudio Duarte
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastora Helena Tannure
Pastor Gilmar Santos
Pastor Geziel Gomes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Benny Hinn
Bispa Sonia Hernandes
Missionário David Miranda
Bispa Ingrid Duque
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Márcio Valadão
Pastor Adão Santos
Pastor Jorge Linhares
Pastora Joyce Meyer
Pastor José Wellington Bezerra da Costa

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Rose Nascimento
Cantora Bruna Karla
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Lea Mendonça
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Ministério Renascer Praise
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Nivea Soares
Cantora Alda Célia
Cantora Mara Lima
Cantora Karen Martins
Voz da Verdade
Cantor Davi Sacer
Cantor Regis Danese
Cantor André Valadão
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Fernandinho
Cantora Cassiane
Cantora Andrea Fontes
Cantora Fernanda Brum
Cantora Damares
Cantora Elaine de Jesus
Banda Oficina G3
Cantora Lauriete
Cantora Ludmila Ferber