Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Fidel Castro oferece apoio a evangélicos na construção de templos

O presidente Fidel Castro oferecerá facilidades às igrejas evangélicas para a construção de novos templos e para o desenvolvimento de sua missão pastoral, disse o secretário geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Samuel Kobia, que se reuniu, na quarta-feira, 3, com o líder cubano.

Na entrevista com Castro, Kobia tratou de diversos temas, em especial as relações Estado-Igreja na ilha e o desafio que o crescimento das igrejas evangélicas cubanas representa nos últimos anos.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Segundo o líder religioso, Castro reagiu positivamente diante do pedido de permitir a construção de novos templos e respondeu que seu governo não tem nenhuma limitação ao crescimento das igrejas e que apóia essas construções.

Kobia fez declarações à imprensa na quinta-feira, no aeroporto José Martí, de Havana, ao término de uma visita pastoral de quatro dias às igrejas cubanas, a primeira que realiza desde que assumiu o cargo em 2004.

O líder ecumênico destacou com especial ênfase a preocupação do CMI pelo bloqueio econômico que os Estados Unidos impõem a Cuba. O CMI se opõe enfaticamente ao bloqueio, disse, e pediu para que ele seja levantado imediatamente, sob o argumento de uma perspectiva humanitária e ética.

O visitante frisou que as novas medidas tomadas pelo presidente George Walker Bush, dos Estados Unidos, agregam outras limitações ao bloqueio, como a restrição do número de visitas dos familiares de cubanos que residem na América do Norte.

O secretário geral ratificou a condenação do CMI contra o terrorismo, mas advertiu que enquanto ele não for assumido em sua totalidade não será possível apagá-lo do mapa mundial.

O pastor metodista natural do Quênia deplorou que muitas vezes se fale de terrorismo de uma maneira seletiva, quando se trata de alguns países e isso não é suficiente. Temos que responder aos desafios propostos pelo terrorismo em qualquer manifestação que tenha, pontuou, incluindo os atos terroristas contra Cuba.

Afirmou que o fenômeno da violência afeta todas as sociedades no mundo, na forma de violência doméstica, violência nas cidades, incluindo também a violência social, econômica e contra o meio ambiente.

Vivemos num mundo quebrado, fraturado. Visitei todas as regiões do mundo e há um grande sentimento de insatisfação e insegurança por parte de todas as pessoas, indicou Kobia.

Ele anunciou que na próxima Assembléia Geral do CMI, agendada para fevereiro de 2006, em Porto Alegre, será tratado o tema da violência e especificamente o da justiça econômica, com ênfase na globalização econômica e seus impactos nas populações.

Kobia assegurou que o mundo precisa hoje, mais do que nunca, de paz e estimou que chegou o momento do trabalho conjunto entre as igrejas cristãs e outras organizações religiosas. Disse que por isso o CMI está empenhado no diálogo inter-religioso em temas de paz e reconciliação.

Advertiu que é urgente estabelecer alianças entre as igrejas e os governos com as organizações sociais, a fim de responder aos desafios que a paz demanda, porque temos uma dívida com as gerações futuras, de transmitir-lhes um mundo mais pacífico, mais reconciliado e mais participativo que o mundo em que vivemos hoje, concluiu.

Durante sua estada em Cuba, Kobia pregou nas igrejas presbiteriana e metodista, e encontrou-se com o cardeal Jaime Ortega, com líderes do Conselho de Igrejas de Cuba e com autoridades do governo. Seu giro pela ilha também incluiu a visita a universidades, centros hospitalares e ao Seminário Evangélico de Matanzas.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2005/08/noticia1973/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Geziel Gomes
Pastor Benny Hinn
Pastora Joyce Meyer
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Oseias Gomes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Abílio Santana
Pastor Billy Graham
Pastora Helena Tannure
Pastor Yossef Akiva
Pastor Marco Feliciano
Missionário RR Soares
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Claudio Duarte
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Márcio Valadão
Bispa Ingrid Duque
Missionário David Miranda
Bispa Sonia Hernandes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo César Augusto
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Carvalho Junior
Pastor Samuel Camara
Pastor Jorge Linhares
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Mariano
Pastor Adão Santos
Pastor Samuel Ferreira
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Josué Gonçalves
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Lucinho
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Bispo Rodovalho
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Elson de Assis
Pastor Aluizio Silva

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Lea Mendonça
Ministério Renascer Praise
Ministério Diante do Trono
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Nivea Soares
Cantora Aline Barros
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Andrea Fontes
Cantora Karen Martins
Cantor Davi Sacer
Cantor André Valadão
Cantora Damares
Cantora Bruna Karla
Cantora Lauriete
Cantor Regis Danese
Cantora Alda Célia
Cantora Fernanda Brum
Cantora Cassiane
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantora Rose Nascimento