Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Eleições 2018: "Evangélicos saem na frente, têm presença na mídia", diz pesquisadora

A pesquisadora da Universidade Federal Fluminense Christina Vital é co-autora do livro “Religião e Política: Medos Sociais, Extremismo Religioso e as Eleições”, lançado recentemente. Sua análise sobre a situação política do país aponta para uma mudança nas eleições em 2018.

Além da expectativa de aumentarem a bancada na Câmara Federal, que hoje corresponde a 17% dos 513 deputados, eles estariam mirando também o Executivo. Segundo essa perspectiva, de coadjuvantes, eles querem agora o protagonismo, o que incluiria a busca de mais postos nas eleições para o executivo.

Em entrevista para o jornal A Gazeta, Vital é mais uma especialista a acreditar que Jair Bolsonaro (PSC/RJ) poderia ser um nome de consenso dos evangélicos para a corrida presidencial no próximo ano.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Olhando em retrospectiva, ela lembra que 2014 foi a primeira vez que surgiu uma candidatura confessional evangélica para a Presidência, com o pastor Everaldo (PSC).  “Era um momento especial, onde eles deixavam de ser massa de manobra, pedintes, para serem negociadores”, sublinha.

Embora tenha conseguido menos de 1% dos votos válidos, Everaldo era apontado nas primeiras pesquisas como um fator de desequilíbrio, que poderia influenciar o segundo turno.

“No começo da disputa o pastor estava em empate técnico com o Eduardo Campos (PSB). Eduardo com 7% e ele com 4%, a margem de erro estava em um lugar que apontava para a possibilidade de 2º turno. E com ele se apresentado ao grande público mobilizaria a massa evangélica e os números cresceriam”, lembra Vital.

Contudo, entende a pesquisadora, a morte do Eduardo Campos e o ressurgimento de Marina Silva (Rede) acabou dividindo o voto evangélico. Como resultado, nenhum dos dois teve forças para chegar ao segundo turno.

A mudança para 2018 deve ser, principalmente, a nova configuração em torno do financiamento de campanha. Segundo cientistas políticos, ela será mais favorável às pessoas “que têm recursos próprios para investir em suas campanhas e aquelas personalidades muito conhecidas do grande público, lideranças de massa, midiáticos”.

Se for assim, os evangélicos sairiam na frente, por que várias lideranças religiosas têm grande presença na mídia. “Em 2018 pode haver uma grande possibilidade de uma nova mobilização em torno de uma candidatura evangélica”, aposta a pesquisadora.

STE já pensa em barrar igrejas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está analisando uma cláusula para impedir o uso do poder econômico e a influência das igrejas no período eleitoral, afirmou o presidente da Corte eleitoral, Gilmar Mendes.

“Depois da proibição das doações empresariais pelo Supremo Tribunal Federal (STF), hoje quem tem dinheiro? As igrejas. Além do poder de persuasão. O cidadão reúne 100 mil pessoas num lugar e diz ‘meu candidato é esse’. Estamos discutindo para cassar isso”, alegou o ministro.

Segundo o ministro, existe o uso da religião para direcionar as eleições, contando ainda com os recursos das igrejas, sejam eles material ou mesmo o uso dos templos.

Gilmar Mendes comentou que existe uma tendência para abuso de poder econômico de “difícil verificação”, sendo necessário a intervenção do TSE.

Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br/eleicoes-2018-evangelicos-frente-presenca-midia/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Lucinho
Pastor Gilmar Santos
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Bispo Rodovalho
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastora Sarah Sheeva
Pastora Helena Tannure
Apóstolo César Augusto
Pastor Oseias Gomes
Pastor Samuel Camara
Bispa Sonia Hernandes
Missionário David Miranda
Pastor Abílio Santana
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Aluizio Silva
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Julio Ribeiro
Missionário RR Soares
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Adão Santos
Pastora Joyce Meyer
Pastor Samuel Mariano
Pastor Benny Hinn
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Claudio Duarte
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Marco Feliciano
Pastor Billy Graham
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Márcio Valadão
Pastor Carvalho Junior
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Jorge Linhares
Pastor Elson de Assis
Pastor Geziel Gomes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Mattos Nascimento
Cantor André Valadão
Cantora Aline Barros
Cantora Mara Lima
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Cassiane
Cantora Fernanda Brum
Cantora Lea Mendonça
Cantora Andrea Fontes
Cantor Fernandinho
Cantora Alda Célia
Voz da Verdade
Cantora Lauriete
Cantor Regis Danese
Cantor Davi Sacer
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Damares
Ministério Diante do Trono
Banda Oficina G3
Cantora Karen Martins
Cantora Nivea Soares
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Bruna Karla
Ministério Renascer Praise
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Rose Nascimento
Cantora Ludmila Ferber