Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Cristãs enfrentam o Estado Islâmico com uma milícia na Síria

Cansadas de ver como o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) ameaça seus povos no nordeste da Síria, as cristãs decidiram pegar em armas para lutar contra os radicais em uma milícia que combate ombro a ombro com os homens.

"Eu me uni porque nos tempos atuais não devemos nos sentar em casa para ver o que acontece com nossos povoados e nossa gente, não queremos ver outro massacre, por isso que tomei o caminho das armas", disse à Agência Efe pela internet a porta-voz das Forças de Proteção da Mulher Beznahrin (FPMB), Nisha Gawriye.

Este grupo lembra o contingente feminino mais famoso da Síria, as Unidades de Proteção da Mulher, ramo feminino das milícias curdo-sírias, nas quais elas sempre tiveram uma papel preponderante, e inclusive comandaram batalhas épicas contra os jihadistas como a de Kobani.

No entanto, Gawriye diz que, por enquanto, seu grupo não mantém qualquer relação com as forças curdas, embora pretenda estabelecer laços em breve.

As FPMB nasceram há quase um ano como a seção feminina do Conselho Militar Siríaco Sírio, uma facção armada cristã que atua, sobretudo, na província de Al Hasaka (nordeste).

Lá, a maioria dos fiéis cristãos são assírios, um grupo étnico que segue várias igrejas como a caldeia, a siríaca ortodoxa e a Igreja do Leste.

De fato, o nome das FPMB, "Beznahrin" (casa dos dois rios, em idioma siríaco), faz referência à maneira com que os assírios denominam a Mesopotâmia em sua língua.

Gawriye explicou que as fileiras do FPMB são integradas por "centenas" de mulheres, já que não quis dizer o número exato, sobretudo, cristãs, embora também haja de outras crenças, com idades que oscilam entre os 18 e os 60 anos.

"Estamos abertas a todas as religiões", assegurou esta jovem, que decidiu abandonar a universidade para se unir à luta armada, apesar da oposição inicial de seus pais.

"Temiam por mim, como qualquer pai e mãe que têm medo por seus filhos, mas lhes expliquei meus objetivos e princípios", disse.

Antes de entrar no campo de batalha, as novas recrutas recebem treinamento em alguma das academias da milícia em Al Hasaka.

"A formação que recebemos é boa, muito treino no uso de armas e nas artes do combate", afirmou Gawriye.

Seu trabalho consiste em vigiar igrejas, patrulhar as ruas e realizar revistas, além de participar de ofensivas militares contra o EI.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Gawriye lembrou que as FPMB lutaram contra o "Daesh" (acrônimo em árabe de Estado Islâmico) nos últimos meses nas frentes de Al Hul e de Al Shadadi, no sul de Al Hasaka.

Na sua opinião, quase não há diferença entre um homem e uma mulher no campo de batalha, "somente o corpo, porque a constituição do homem é maior", embora, tenha refletido, "a mulher seja mais paciente, especialmente na frente de combate".

Casadas, solteiras, com ou sem filhos, e inclusive com netos, as integrantes das FPMB querem demonstrar que as mulheres também podem lutar.

"Queremos testar a nós mesmas em todos os âmbitos, fortalecer nossa personalidade e defender nossa terra e nosso povo mano a mano com os homens", ressaltou Gawriye, para quem a única maneira de derrotar o EI é com "resistência".

Mesmo assim, seu objetivo vai além de vencer os jihadistas e expulsá-los do território sírio: "Buscamos a igualdade da mulher na sociedade, essa é a meta de todas nossas metas, porque a sociedade é incompleta sem mulheres".

Fonte: http://folhagospel.com/modules/news/article.php?storyid=32370


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Aluizio Silva
Pastor Josué Gonçalves
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Samuel Ferreira
Missionário RR Soares
Pastor Marco Feliciano
Pastor Claudio Duarte
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Samuel Camara
Pastora Sarah Sheeva
Bispo Rodovalho
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Geziel Gomes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Gilvan Rodrigues
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo Agenor Duque
Pastora Joyce Meyer
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Abílio Santana
Pastor Gilmar Santos
Pastor Billy Graham
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Benny Hinn
Pastora Helena Tannure
Apóstolo César Augusto
Pastor Jorge Linhares
Bispa Ingrid Duque
Pastor Samuel Mariano
Pastor Oseias Gomes
Pastor Elson de Assis
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Lucinho
Pastor Adão Santos
Pastor Carvalho Junior
Pastor Márcio Valadão
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Missionário David Miranda

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Rose Nascimento
Cantora Andrea Fontes
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Lea Mendonça
Cantora Karen Martins
Cantora Damares
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Cassiane
Ministério Diante do Trono
Cantor André Valadão
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Aline Barros
Cantor Davi Sacer
Cantora Alda Célia
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Fernandinho
Cantora Mara Lima
Cantora Bruna Karla
Ministério Renascer Praise
Voz da Verdade
Cantora Nivea Soares
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Regis Danese
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Lauriete
Banda Oficina G3